Papa Francisco visita crianças da Vila SOS de Roma

Cidade do Vaticano (RV) - O Papa Francisco visitou, na tarde desta sexta-feira (14/10), a Vila SOS de Roma, orfanato situado no bairro Boccea. A visita surpresa realizou-se no âmbito das sextas-feiras da Misericórdia.

Essa estrutura acolhe crianças, recomendadas pelos Serviços Sociais e pelo Tribunal, que passam dificuldades pessoais, familiares e sociais. 

Papa Francisco visita crianças da Vila SOS de Roma

A vila é formada por cinco casas. Em cada uma delas moram no máximo seis meninos e meninas de até 12 anos, junto com uma responsável, uma “Mãe SOS”. O local foi estruturado a fim de ajudar as crianças durante o seu crescimento, acompanhando-as como acontece numa família através das várias etapas de crescimento e integração na sociedade. As crianças, de fato, são levadas à escola, frequentam a paróquia e fazem esporte. Os profissionais, residentes, não residentes ou voluntários que trabalham no centro acompanham as crianças por um período de vários anos, contribuindo na criação de relações humanas estáveis, que as ajudam a alcançar uma autonomia adequada. 

Na vila, estão presentes também os adolescentes que escolheram ficar perto da estrutura para continuar tendo um apoio e um ponto de referência, além de darem uma ajuda nas atividades cotidianas. 

A Vila SOS segue o modelo pedagógico e organizacional da primeira estrutura fundada na Áustria em 1949. Paulo e Maria, que administram a estrutura de Roma, tiveram a ocasião de contar ao Papa Francisco a história de Hermann Gmeiner, jovem estudante de medicina austríaco que, profundamente entristecido pelas centenas de crianças que ficaram sem seus pais por causa da II Guerra Mundial, abriu na Áustria a primeira Vila SOS, desenvolvendo um modelo educacional próximo ao calor humano de uma família verdadeira, em contraposição ao modelo do orfanato difundido naquele tempo. 

Os meninos e meninas, acompanhados por funcionários do centro, mostraram ao Papa a área verde à disposição da Vila, que possui também um campo de futebol e um pequeno parque infantil. As crianças mostraram os seus quartos e seus brinquedos ao Pontífice que ouviu suas histórias e merendou com elas.   
Depois de visitar as crianças, o Papa Francisco visitou também o Cardeal Andrea Cordero Lanza di Montezemolo que está internado na clínica Vila Betânia. 

Às 17h30 locais, o Santo Padre voltou ao Vaticano. (MJ)

Fonte: Rádio Vaticano

Deixe o seu comentário




Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro.

Nosso pároco
notícias mais recentes
Retiro das Pastorais e movimentos

Olá amigos coordenadores e vice coordenadores das pastorais e movimentos de nossas comunidades.Todos...

Missas da Quarta-feira de cinzas

Quarenta dias antes da Páscoa, a Igreja abre solenemente o tempo de penitência, chamado...

O ECC REALIZARÁ O REISADO DA PARÓQUIA MÃE SANTÍSSIMA

O ECC convida a todos a participarem do reisado, o mesmo será realizado em todo as comunidades...

Paroquianos fazem homenagem ao padre Reginaldo

Finalizando mais um ano de atividades em nossa paroquia, é com o coração cheio...

Primeiro encontro com as novas coordenações das comunidades

No encontro os novos coordenadores das comunidades esturam e planejaram ações missionarias...

Redes Sociais
Menino Jesus de...

Retiro da Primeira Eucaristia da Comunidade Menino Jesus de Praga. ...Leia mais

Mensagem do dia

A história do ferreiro ...Leia mais